Inspeção predial
Uma vez por ano, a inspeção predial deve ser feita, avaliando itens importantes da edificação como um todo. Quando houver necessidade de obras, programe-as para antes da inspeção, para que os defeitos ou eventuais problemas sejam resolvidos.
Dedetização
Recomenda-se que se façam duas dedetizações/desratizações por ano, idealmente em outubro e abril. O objetivo é afastar as pragas urbanas, como insetos e ratos.
Elevadores
Os condomínios são obrigados por lei a manter uma empresa de manutenção corretiva e preventiva para os elevadores. Fazendo isso, você saberá quando é chegada a hora de uma modernização da estrutura dos elevadores, garantindo a segurança de todos os moradores.
A modernização total dos aparelhos costuma ocorrer, geralmente, quando o edifício completar 15 anos de existência. Para saber o que levar em conta na hora da manutenção dos elevadores, leia este post que dá uma ideia completa sobre o tema “elevadores” e outros itens que compensam os investimentos prioritários do condomínio.
Instalações elétricas
No quadro de distribuição de circuitos, os serviços para reapertar as conexões devem ser realizados anualmente. Já o ato de desligar e religar disjuntores diferenciais do quadro elétrico deve ocorrer mensalmente. Nas tomadas, interruptores e pontos de luz, reaperte as conexões e verifique o estado dos contatos elétricos, substituindo as peças que estiverem desgastadas a cada dois anos.
Para-raios
O laudo do para-raios dura um ano, mas a recomendação é que o mesmo passe por uma inspeção a cada seis meses. A norma técnica que regulamenta o Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica (SPDA) é a NBR 5419:2005.
Um dos itens da norma é sobre o atestado de medição ôhmica do Sistema, que deve ser realizado anualmente. Porém, é preciso ficar atento já que este prazo para medição ôhmica varia conforme o tipo de edificação. E cada cidade tem códigos de obras específicos tratando do assunto.
